Hoje já conhecemos e falamos sobre os 5 tipos de abusos que a Lei Maria da Penha contempla em sua proteção e defesa, mas muitas de nós acreditamos que vivemos algum tipo de abuso desses quando a coisa já esta em um grau muito evidente e as vezes nem assim conseguimos ler essas atitudes como um abuso realmente.
No livro Parece Amor, mas é abuso eu percorro esses abusos evidenciando do inicio, meio e fim dessa caminhada de dor e sofrimento que esse tipo de relação nos traz.
Hoje vamos falar sobre sinais sutis até o evidente:
Você pode perceber logo no primeiro encontro os sinais que aquela pessoa é um possível problema na sua vida, é só aprender a ler esses sinais e se posicionar.
Negging = machismo disfarçado de elogio (Uma tática de sedução deixando bem claro “sou superior a você” ).
O cara elogia ofendendo? Desmerece o que você fala e o que você faz desde o primeiro encontro?
É os primeiros indícios de problemas, se você não der um basta nessa fase esta fadada a ir para as próximas fases do abuso, o aumento do volume que eu sempre digo.
Situações de negging são bem percebidas quando a pessoa faz críticas “leves” sobre seu cabelo, roupa, risada, profissão, classe social, jeito de andar, etc…
Exemplos:
Não gosto dessa roupa, mas sabe que até que ficou bom em você.
Sinto que você está se esforçando pra ficar bonita pra mim.
Você é bonita demais, mas está longe de ser a mulher mais bonita com quem já sai.
Você poderia ser modelo se fosse mais alta/mais magra/tivesse os cabelos mais tratados/a pele melhor.
Você fala bastante, onde é o botão de OFF? (como se estivesse brincando).
Em um restaurante te dar a dica de focar na salada pra não sair da dieta, te deixando em dúvida se esta te chamando de gorda ou que não gosta de gorda.
Você é delicada, mas suas mãos são um pouco brutas, que engraçado.
Aqui tudo é bem sutil e difícil de identificar se a pessoa tem um senso de humor acido, sem noção ou é um machista "embuste" mesmo, mas fique atenta!
Bropriating = A ideia é sua, mas ele se apropria.
Criado a partir da união de "bro", abreviatura da palavra em inglês "brother" e "appropriating".
O termo é usado para indicar a situação onde um homem se apropria da ideia de uma mulher, levando o crédito no lugar dela.
Bropriating é o silêncio após uma mulher propor algo (em uma reunião, por exemplo ou em alguma situação familiar, etc) e, pouco tempo depois, o mesmo ser proposto por um homem e, então, ser recebido como uma ótima ideia.
Mas o que você pode fazer para combater todos esses cenários? A resposta é se ímpor. Não deixe que ninguém te interrompa quando você estiver falando! Peça paciência com educação e termine a sua fala!
Manterrupting = Deixa eu falar por favor. Traduzindo: "homens que interrompem"
A palavra é uma junção de "man" (homem) e "interrupting" (interrupção).
Pois bem, "manterrupting" é o nome que se dá a essa falta de educação masculina.
Como se defender disso: "Gostaria de terminar meu raciocínio"; "Se me deixar terminar, irá entender"; ou, até mesmo, para aqueles que querem ganhar no grito: "Com licença, eu ainda não terminei"
Na relação amorosa além de te interromper, a última palavra sempre é dele, no caso do abuso você se rende e ainda pede desculpas por ter essa opinião.
Se você não percebeu ou tolerou as atitudes acima, esteja prepara para vivenciar a fase 2 “ as evidentes” aquela que você não tem dúvida que está sendo desmerecida e desrespeitada.
Sinais evidentes:
Gaslighting = Manipulação - Acontece quando numa conversa o homem leva a mulher a achar que enlouqueceu ou que ela está enganada sobre algum assunto. Sendo que a mulher está certa!
Esse cenário é criado pelo homem para fazer a mulher duvidar do seu raciocínio, suas memórias, percepção e até mesmo sanidade.
Algumas frases e situações comuns:
Você está exagerando”.
Inventa situações que te deixa em dúvida se era real ou não.
“pare de surtar”.
“não aceita nem uma brincadeira?”.
“você não sabe o que fala” .
- Como você exagera né !?.
é motivo pra tanto.
- Cuidado! Você está saindo do controle.
- Você só pode estar Louca
Nada disso aconteceu.
Você esta sempre errada e nunca entende nada.
Você é burra, incapaz ou louca.
Ele controla suas roupas, amigos, dinheiro, horários…
Você faz muitas coisas com medo de contrariar / brigar como sexo, não sair, não pedir nada, não estudar, mudar de emprego, etc..)
Aponta suas falhas e erros constantemente, inclusive em público.
Você que me tira do sério, você me provoca pra gente brigar.
Reage mal às suas conquistas e coisas boas da sua vida
Grita com você, mesmo fora de discussões te deixando em alerta e tensa.
Tem ciúmes excessivo, diz que ninguém vai te amar e aceitar mais que ele.
Sempre depois de explosões/brigas apresenta um arrependimento profundo, diz que vai mudar e nunca mais repetir essa cena.
Aqui você já esta se achando A louca e ele continua o abuso com essas ações : Te humilha, isola, insulta, ameaça, coage etc…
Você nesta fase mais chora do que sorri.
Se você se reconhece em algumas situações dessa você já esta na fase evidente da relação abusiva com controle psicológico e se não tomar uma atitude irá caminhar para os outros tipos de abuso como moral, patrimonial, sexual e físico.
Espero ter contribuído para você identificar os sinais, me acompanhe nas redes sociais e saiba mais sobre os abusos e como ter uma vida livre, feliz e em paz.
Adriana Caeiro
Terapeuta e Escritora
Instagram @adrianacaeiro.oficial
Link do livro www.adrianacaeiro.com.br
Comments