Como sair do Relacionamento toxico ou abusivo?
1. Identificar, ter clareza e consciência do que você está vivendo para assim agir.
2. Peça Ajuda - É fundamental para conseguir dessa relação.
3. Seja Forte – O medo e o receio do novo/desconhecido é normal, porém você reconheceu que seu relacionamento não te faz feliz. Respire e tenha CORAGEM para seguir em frente rumo a uma nova vida.
4. Seja Firme – Não se renda a investidas do outro, ou possível dúvida ou carência sua. Seja firme isso vai passar.
5. Não olhe para trás – Saudade do passado não lhe cabe mais nessa situação, olhe somente para o que você aprendeu.
6. Procure novos hábitos – Olhe para o que você gosta, faça novos amigos, vá em lugares novos, fique com você por um tempo em silencio. Aos poucos você descobre uma linda e nova rotina.
7. Enxergue-se eleve sua Autoestima – Lembre-se de como você é ESPECIAL, olhe para seus pontos fortes e coloque eles para fora com amor e alegria. Mesmo que isso seja meio tímido no início, todo dia um pouco logo você florescerá novamente.
8. Não de ouvidos – Você sabe o que você viveu nessa relação, então nada, nenhuma opinião pode lhe fazer se sentir culpada ou errada. Siga em frente com a sua verdade.
9. Fique perto das pessoas que te ama – Viva a sua vida com familiares, amigos, filho (se tiver).
10. Fale – Você precisa colocar para fora os sentimentos guardados que ainda doem. Procure terapia, grupos de apoio, trabalho voluntario, amigos, familiares, mas FALE.
11. Faça novos planos - Coloque no papel tudo o que você quer para a sua vida nos próximos cinco anos. Viu como você consegue? Você tem seus próprios planos e vontades e não precisa de ninguém para chegar aonde quer. O outro não é melhor do que você e você não precisa ser dependente de uma relação. Você consegue fazer planos e ser feliz por você mesmo.
12. Liberte-se de uma vez – Pensar positivo, se policiar para não repetir atitudes ruins e evitar contato com coisas que te façam mal ajuda. Confiar no seu processo de fortalecimento e auto conhecimento te trará novos sonhos e a capacidade de se abrir a uma nova relação saudável e feliz.
Acredite tudo isso vai passar e ficar tudo bem, após todas essas etapas me conte como anda a sua vida.
Tenho certeza que estará muito melhor que hoje.
No livro Parece Amor, mas é abuso aprofundo todos os passos de uma relação abusiva e como sair dela e ser feliz e livre com a sua nova vida.
Adriana Caeiro
Escritora e Terapeuta.
Comments