top of page

O abusador sempre volta!


Bom, como falei pra você o embuste sempre volta. Para um narcisista/abusador não é tranquilo perder um suprimento.


E enquanto ele sentir que mexe com você, ele vai ter a sensação de que pode te tirar coisas, ainda que seja sua alegria de viver. É duro, mas é real.


O narcisista/abusivo é uma espécie de vampiro emocional. Ele se alimenta da sua vitalidade, das suas conquistas e daquilo que você tem de melhor. É triste, mas aquilo que ele mais elogia em você na fase do love bombing, é aquilo que ele mais vai atacar mais adiante.


Seja sua beleza, seu jeito espontâneo, suas conquistas, sua inteligência, no final você se perguntará se realmente tem essas qualidades, pois ele te fará duvidar de cada uma delas. Mas Helena já sabia disso, assim como você agora sabe.


Um belo dia, meses depois do ocorrido com o embuste, e feliz da vida por ela achar que ele tinha esquecido dela, não é que o traste resolveu mandar mensagem? Pois é, o hovering, que é quando o traste volta do nada tentando te levar novamente para os domínios dele.


Ele perguntou como ela estava e se ela ainda morava no mesmo lugar. Helena ficou muito brava, pois a última coisa que ela queria era se lembrar daquela história. Aquilo deixou ela sem saber o que fazer ou como agir.


Como ele morava perto dela, ela tinha medo de criar uma situação chata se não respondesse.


Ela me perguntou o que eu achava, como terapeuta eu não posso dizer aos meus pacientes qual o melhor comportamento a adotar, mas apenas apresentar soluções para que ele escolha dentre elas. E foi o que eu fiz.


Disse a ela que poderia fazer a pedra branca ou Pedra Cinza, que é quando você não demonstra nenhuma emoção diante dele. Lembra do que falei do vampiro emocional? Então, se você não demonstra nenhuma, ele fica sem ter do que se alimentar. A pedra branca/ pedra cinza, no caso de Helena, seria responder a mensagem friamente e só no dia seguinte.


Para mim o ideal seria bloquear o abusador o que chamamos de contato zero. Você só não pode fazer isso quando tem filhos com essa pessoa. Quando não é o caso, use e abuse do privilégio de não precisar ter nenhum tipo de contato com esse tipo de pessoa!


Pode bloquear sem pena, pois ele, minha amiga, não teve e nem terá pena de acabar com a sua vida e com os seus sonhos.


Helena tinha umas questões de querer ser agradável e de tratar todo mundo bem. Mas ela acatou minha sugestão de só responder no outro dia.


Pensei comigo que isso seria menos mal. Qual não foi minha surpresa quando ela me mandou mensagem no dia seguinte dizendo que não responderia nada, pois não devia satisfação nenhuma para o embuste!


Dias depois ela me disse que o havia bloqueado, fiquei feliz por perceber que ela, de fato, está curada, está livre!

Eu trouxe essa história para que mais uma vez você possa olhar para si mesma e para seus próprios encontros e consiga sair deles diante do menor sinal de abuso.


Você não precisa ficar anos numa relação ruim para só sair dela quando estiver destruída.


Nunca é tarde para sair, mas se puder evitar chegar ao fundo do poço, e talvez sequer passar perto dele, melhor, né? Concorda?


O meu trabalho consiste em fazer você perceber o que Helena percebeu: você é preciosa! Não aceite ninguém que faça você se sentir mal por ser quem é, não aceite mentiras ou manipulações e mais que isso, aprenda a identificá-las para não se deixar prender por nenhuma delas!


Helena segue feliz e olhando para frente, consultoria finalizada com sucesso.


Adriana Caeiro.

Terapeuta de Relacionamento e Escritora.




Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page