top of page

Abuso Moral nos relacionamentos.


Você sabe se esta vivendo um abuso moral?


Sabe os indícios e as características dele?


Muito se houve falar em assédio moral na parte profissional, mas como identificar nos relacionamentos pessoais isso acontecendo?


Hoje vamos identificar e conhecer mais sobre para que possamos nos proteger disso.


Violência ou Abuso Moral é qualquer ação de difamar, injuriar e caluniar a honra ou/e a reputação da "vitima" / terceiros.


Primeiro vamos entender melhor o que são essas palavras:


DIFAMAR atinge sua REPUTAÇÃO => Desmerece publicamente para que você perca a boa fama ou reputação, desonra e fala mal.


INJÚRIA atinge sua DIGNIDADE => Mentiras sobre tudo aquilo que é correto, insulta, ofende para que sua moral seja denegrida perante a sociedade.


CALUNIA atinge sua situação Legal (CRIME) => Afirmação falsa e desonrosa a respeito de você ou alguém, má-fé.

Acusação de crimes verbalmente ou escrito para criar situações embaraçosas através de mentiras e invenções.


HONRA => É a sua imagem, postura e status perante a sociedade onde te traz posições, estilo de vida, funções, títulos, cargos e considerações do outro para você.

Quanto melhor a sua imagem, mais abuso moral você vai receber do abusador/agressor que quer te ver no chão sem credibilidade, dinheiro ou outras condições de uma "boa pessoa" para a sociedade.


Através da ação de Injuria, Calunia e difamação da sua honra a postura é de ofender sua dignidade, pode te acusar de roubo, acusar de traição, espalhar mentiras, fazer comentários depreciativos do seu corpo, referencia maldosa a seu vestuário colocando em duvida sua índole, mente sobre sua área de atuação, resultado e conduta, e por ai vai.


Muitas vezes a intenção dessas acusações é te abalar emocionalmente e levar a total descredibilidade.


Abuso moral pode e acontece em todas as áreas das nossas vidas, profissional, amorosa, familiar, social, etc. Por isso fique sempre alerta sobre esse sinais e tome ação de se afastar e se proteger juridicamente se for o caso.


Diga não ao abuso moral!


Adriana Caeiro

Terapeuta e Escritora








Posts recentes

Ver tudo
bottom of page